Outras Dúvidas

Esclarecendo as Dúvidas

Há tratamento para a doença?

Sim. Há um medicamento que inpede a multiplicação do vírus no organismo humano e está disponível nos hospitais de referência. A indicação para uso deve obedecer a avaliação médica, segunfo o protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. ALERTA: Ninguém deve tomar o medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.


Há vacina contra a INFLUENZA A (H1N1)?

Até o momento não, mas há pesquisas em andamento. A vacina contra a gripe comum não protege o organismo contra este novo subtipo do vírus.

Como é feito o controle nos portos e aeroportos?

A busca de sintomáticos respiratórios em aeronaves e ambarcações procedentes do exterior é feita durante o percurso pelo tripulantes. Em caso positivo, é acionada a equipe local da ANVISA, o passageiro/paciente é avaliado pela equipe do pronto-atendimento médico no aeroporto e, se necessário, encaminhado ao hospital de referência.

É necessário o uso de máscara e outros EPIS?

Os equipamentos de proteção individual, como máscaras, devem ser utilizados por pessoas que apresentam os sintomas da Influenza A e pelos profissionais envolvidos diretamente no seu atendimento e na inspeção dos meios de transporte nos quais eles se encontram.

Nas unidades de saúde, quando é necessário o uso de EPIS?

Se não há epidemia, apenas os profissionais envolvidos no manejo de pacientes com suspeita de infecção de pelo vírus Influenza A (H1N1) devem usar EPI´s. Para os demais, a recomedação são as medidas gerais de prevenção.

O que significa uma Pandemia de Influenza?

Pandemia significa uma epidemia em grandes proporções (tanto em número de pessoas envolvidas, quanto em área geográfica). Atinge de forma simultânea diversos países em mais de um continente. No último século ocorreram pelo menos três grandes pandemias.