A unidade é referência na produção científica e treinamento de novos profissionais da saúde
Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) realizou, na noite de segunda-feira (27/02), a cerimônia de formatura de 19 novos médicos residentes. A unidade é referência na produção científica e treinamento de novos profissionais da saúde, por também ser hospital de ensino com programa de cinco especialidades de residências médicas.
O evento ocorrido na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), teve a participação do secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad. Ele destacou o papel da FHAJ na formação de novos médicos.
“É determinação do governador Wilson Lima que todas as unidades da rede de assistência estejam preparadas para o treinamento. E falar do Hospital Adriano Jorge é sempre prazeroso, porque sempre foi um hospital de ponta e nos últimos anos na gestão do Dr Ayllon vem apresentando resultados magníficos. E sobretudo hoje, eu imagino a emoção desses jovens que estão se formando. Eu só tenho que parabenizar e dizer que o Governo do Estado vai continuar investindo no ensino e pesquisa”, ressaltou.
O diretor da unidade, médico Ayllon Menezes, destacou a função social da FHAJ para o atendimento à população através da formação de novos médicos.
“É uma grande vitória para o Governo do Estado, para a Secretaria de Saúde e para a FHAJ, que tem o programa de residência há alguns anos. Nós conseguimos disponibilizar a estrutura para que esse médico tenha sua formação adequada e, assim, possa atender nessas especialidades. Estamos felizes em poder oferecer ao Amazonas 19 profissionais especialistas, que vão desenvolver seu trabalho em atendimento à população”, afirmou o diretor.
Ao todo, foram diplomados três médicos nas áreas de anestesiologia, dois em cirurgia geral, dois em cirurgia básica, nove na especialidade de clínica médica, um em ortopedia e traumatologia e dois em otorrinolaringologia.
Um desses médicos recém-formados é Thiago Amorim, de 29 anos. Ele conta que valeu a pena todo esforço dos seis anos de faculdade de medicina na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e mais três anos de residência na FHAJ.
“Aquele frio na barriga rola, é um novo mundo que vai se abrir a partir de agora, mas todos que se formaram hoje estão preparados. Para a minha formação, a Fundação Hospital Adriano Jorge é tudo”, declarou o médico.
FOTOS: Douglas Santos/SES-AM