Primeiro boletim é divulgado nesta sexta-feira (17/02)
O monitoramento da saúde é intensificado durante o período de folia carnavalesca. A partir desta sexta-feira (17/02) até o dia 26 de fevereiro, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), emite Informe Epidemiológico com atendimentos de saúde na programação do Carnaval na Floresta. O documento está disponível em https://bit.ly/413FHp6.
Para o monitoramento, a FVS-RCP executa as ações de Vigilância em Saúde para eventos de massa. Técnicos atuam identificando ocorridos de saúde relacionados à programação realizada no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus e que são encaminhadas ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, no bairro de mesmo nome, zona centro-oeste da capital, que é a unidade de retaguarda para o evento.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o monitoramento visa trazer respostas rápidas para que o setor de saúde possa tomar decisões em tempo oportuno, prestando serviços nas situações de urgência e emergência que possam ser registradas com o público durante o evento de massa.
“O monitoramento atende a necessidade de intensificar a identificação dos principais riscos à saúde que podem se manifestar durante a realização de eventos de massa. Nas festas de Carnaval, há grande circulação de pessoas, produtos e prestação de serviços, por isso, é importante estar atuante na prevenção à saúde, mas também, durante o evento”, ressalta Tatyana.
Os informes epidemiológicos serão divulgados até a manhã do dia seguinte à realização do evento diário. Neste primeiro Informe Epidemiológico, correspondente à programação de Carnaval de quinta-feira (16/02), foram 4 atendimentos realizados no Sambódromo, sendo 3 trabalhadores do evento e 1 participante da festa. Todos são moradores de Manaus.
Dos 4 atendidos, 3 têm três doses de vacina contra a Covid-19 e 1 tem quatro doses. São 2 homens e 2 mulheres, com idades entre 25 e 64 anos. Foram realizados três testes para detecção de Covid-19, que apresentaram resultado negativo.
As pessoas atendidas apresentaram Síndrome Gripal, com sintomas de dor de cabeça, febre, mal-estar, pressão alta e tontura. Foram realizados os serviços de aferição de pressão arterial, atendimento de enfermagem e médico.
Assistência
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) instalou ambulatórios para prestar suporte à assistência em saúde durante os desfiles das escolas de samba de Manaus, que iniciou na quinta-feira e acontece até sábado (18/02), no Sambódromo. A estrutura tem dois leitos e conta com equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, para o atendimento aos foliões no local.
Para eventos de maior gravidade, há de prontidão uma Ambulância de Suporte Básico (USB) e outra ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a finalidade prestar socorro aos torcedores em casos de urgência e emergência. A unidade de retaguarda é o SPA Alvorada e, para casos mais graves, os hospitais e prontos-socorros da capital.
O ambulatório tem capacidade para atender pessoas com traumas leves, como cortes e quedas, mal-estar, tontura, desidratação, vômitos e também os que excedem no consumo do álcool e necessitam de atendimento médico.
Além dos desfiles das escolas de samba, a SES-AM prestará assistência a outros eventos carnavalescos, como o Concurso de Fantasia Adulto e Melhor Máscara, no domingo (19/02), no Centro Cultural Povos da Amazônia; e durante o Carnaboi, no sábado e domingo (25 e 26/02), no Sambódromo de Manaus.
FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP e Abrahão Graham/FVS-RCP