A ação deu espaço também para ressaltar a importância dos alimentos anti-inflamatórios que auxiliam no tratamento de tais doenças reumatológicas
O mês Fevereiro Roxo no calendário da Saúde evidencia a importância do diagnostico precoce, dos sinais e sintomas e do tratamento de doenças como alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia. Em alusão à temática, o CAIC+ Dr. Afrânio Soares, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou na manhã desta segunda-feira (13/02), uma roda de conversa voltada aos usuários, sendo eles pais e responsáveis com foco no lúpus e na fibromialgia.
A iniciativa destacou os temas abordados justamente pelo fato de serem mais recorrentes nos atendimentos da equipe multiprofissional.
A diretora da unidade, Shyrlen Pinto, explica que o lúpus e a fibromialgia são doenças que também afetam crianças e adolescentes e que por isso são necessários esclarecimentos sobre como identificar e iniciar o tratamento precocemente.
“Nas ações de hoje focamos na informação nas informações sobre lúpus e fibromialgia enquanto doenças que também acometem crianças e adolescentes, sendo importante saber identificar os seus sintomas, ressaltando que a rede pública dispõe de atendimento especializado destinado ao segmento geracional da infância e da adolescência, ” pontuou.
A roda de conversa também pontuou os alimentos anti-inflamatórios comuns na biodiversidade amazônica, cujas propriedades nutricionais são pouco conhecidas no combate das doenças crônicas.
O CAIC+ Dr. Afrânio Soares possui uma equipe multiprofissional composta por reumatologista, nutricionista, enfermagem, Serviço Social e outras especialidades que dão apoio no diagnóstico e no tratamento das patologias mais recorrentes da reumatologia pediátrica.
Lúpus
O lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, sendo resultado de uma série de processos internos no organismo de uma pessoa, dessa forma ele não é transmissível.
Fibromialgia
A Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, como é uma doença que não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos ela possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Desta maneira, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.
FOTOS: Divulgação/SES-AM