Espaço recebe o nome de Luciene Furtado Ferreira, em homenagem a servidora que faleceu de Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, na manhã desta segunda-feira (06/02), a entrega da sala da agência transfusional do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo. Revitalizado, o espaço recebe o nome de Agência Transfusional Luciene Furtado Ferreira, como forma de homenagear a técnica de hemoterapia, que faleceu de Covid-19 em 2021, pelos serviços prestados à unidade e à rede pública de saúde.
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destacou a importância da entrega e ressaltou que o trabalho de revitalização nas unidades reforça o compromisso do Estado em oferecer o melhor atendimento para a população.
“No ano passado, conversamos com o governador Wilson Lima, que prontamente nos atendeu para fazer o projeto Revitaliza Mais Saúde. Então nós entramos nas unidades e começamos a revitalizar. Conseguimos reformar e criar uma sala de transfusão realmente, uma unidade de transfusão no hospital, seguindo todos os padrões exigidos. Então é o Governo do Amazonas avançando, é a saúde avançando, sabemos dos desafios, mas de pouco a pouco, a gente vai conseguir mudar a realidade”, disse o secretário.
Durante a entrega, foram apresentados os espaços da agência, destacando mais dos serviços prestados e a importância das atividades realizadas pelo espaço. O secretário visitou ainda a sala revitalizada para a realização de exames de endoscopia e acompanhou as obras das enfermarias do hospital.
Agência Transfusional
Conhecida anteriormente como “Banco de Sangue”, a unidade hemoterápica do HPS Platão Araújo tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores da unidade, e garante suprimento de sangue seguro aos receptores atendidos no hospital com atendimento 24 horas por dia.
O diretor do hospital, Silvio Romano, destaca que a revitalização do espaço promoverá um serviço de qualidade no atendimento transfusional para os pacientes assistidos pelo hospital.
“Essa sala reúne todas as normativas necessárias para que a gente tenha um fluxo adequado ao atendimento do paciente. Também foi instalada com todos os equipamentos novos, então, toda a infraestrutura é nova, e isso permite que nós tenhamos celeridade e qualidade no serviço prestado ao paciente que vem aqui no Platão Araújo fazer o seu atendimento na Agência Transfusional”, explicou o diretor.
Homenagem
O reconhecimento da servidora Luciene Ferreira, com seu nome para a sala revitalizada, homenageia o seu trabalho de excelência na unidade. Ela atuava no antigo espaço da agência transfusional como técnica de hemoterapia, e prestou um serviço de qualidade durante o auge da pandemia de Covid-19, até o dia de seu falecimento no início de 2021.
A homenagem faz parte do programa Mãos que Cuidam, que tem como objetivo valorizar os profissionais de saúde que atuam no hospital, promovendo humanização no cuidado com os servidores e também com os pacientes e acompanhantes que fazem parte do dia a dia da unidade. Entre as ações, está a resolução que prevê que os espaços internos do hospital possam receber o nome de servidores já falecidos.
FOTOS: Daniel Oliveira/SES-AM