Com a apresentação de uma bailarina, atividade destaca a necessidade de ter equilíbrio mental no dia a dia dos profissionais de saúde
O Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou o encerramento das atividades da campanha Janeiro Branco, nesta segunda-feira (30/01). Com a palestra “A Vida Pede Equilíbrio para termos saúde mental” e uma atração cultural, com a participação da bailarina Jeovana Reis, a atividade enfatizou a importância do equilíbrio emocional e cuidados com a saúde mental para uma melhor qualidade de vida.
A ação faz parte do programa Mãos Que Cuidam e do projeto Tocando Almas, que realizam um trabalho de humanização no cuidado com o servidor, além de desenvolver a comunicação e empatia entre profissionais, acompanhantes e usuários do hospital. O projeto é desenvolvido pela direção da unidade e pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização do HPS.
O diretor do hospital, Silvio Romano, explicou que as ações de encerramento da campanha buscam fazer uma alusão à necessidade de equilíbrio da saúde mental com a arte envolvida na dança da bailarina.
“Isso é uma forma para que as pessoas possam fazer uma reflexão sobre a necessidade de nós estarmos sempre bem equilibrados com nossos problemas do dia a dia. Então, se nós estivermos conscientes das nossas possibilidades, conseguiremos resolver melhor os nossos problemas e, em especial, na nossa atuação no hospital Platão Araújo isso é fundamental, uma vez que os profissionais se relacionam com pessoas doentes que estão precisando além de cuidados”, destacou o diretor.
Além da apresentação, os servidores da unidade participaram de uma palestra com a psicóloga Janice Newton, que enfatizou como o bem-estar emocional é responsável por ajudar uma pessoa a manter o foco em seus desejos e encarar os problemas do cotidiano sem perder a racionalidade ou se desesperar diante das adversidades da vida.
A coordenadora de psicologia do hospital, Houzane Gonçalves, trabalhou e participou das atividades realizadas e destacou os efeitos positivos da campanha.
“Alcançamos todo o público, os colaboradores e usuários. A saúde mental precisa ser levada a sério e o Platão Araújo faz isso diariamente. A gente vem fazendo isso para valorizar cada um, porque valorizar o cuidado com o outro também é saúde mental”, explicou a coordenadora.
Ao longo do mês, a unidade realizou programações voltadas para o Janeiro Branco, com palestras, oficinas, rodas de conversa musical, com o objetivo de trabalhar a espiritualidade e a mente dos trabalhadores da saúde. Além de atividades nos corredores da unidade, para os usuários e acompanhantes, e também momentos voltados para o bem-estar e descontração, como aula de ritmos e um almoço especial para as equipes da unidade.
Fotos: Daniel Oliveira/ SES-AM