Ação destaca a importância dos cuidados com os profissionais que diariamente cuidam da saúde mental da população
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ao longo do mês de janeiro, realizou os encontros de Promoção ao Autocuidado por meio das Práticas Integrativas e Complementares e Ações Culturais, com o objetivo de promover um espaço de autocuidado aos servidores da área da saúde mental em seus ambientes de trabalho. A iniciativa foi idealizada pela Gerência da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da SES-AM.
Nesta sexta-feira (26/01), o projeto foi finalizado durante realização de uma ação com a equipe do Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, localizado no quilômetro 53 da rodovia AM-010. Durante a manhã, a ação trabalhou as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) como forma de promover o autocuidado dos trabalhadores da unidade, com a prática da meditação, junto com a aromaterapia, técnica natural que utiliza o aroma liberado por diferentes óleos essenciais para estimular partes do cérebro.
A coordenadora estadual das PICS, Carolina Fadoul, realizou as atividades dos encontros e destacou a importância de promover ambientes saudáveis de trabalho por meio das atividades complementares.
“Realizamos uma das bases das práticas integrativas que é a meditação, nós fizemos justamente essa prática voltada para os servidores aqui do Centro de Reabilitação de Dependência Química, para trabalhar a redução do estresse, e para sabermos lidar com as emoções e ter uma melhor conexão com o corpo. Ao final, a gente fez essa observação de como os servidores estavam ao iniciar e como terminaram após a prática”, disse a coordenadora.
Além da sessão de meditação, foi realizada a roda de conversa abordando o tema “Promoção do autocuidado”, onde as pessoas puderam dividir experiências sobre como obrigações profissionais e familiares, além das suas cobranças pessoais, podem fazê-las esquecer de cuidar de si mesmas, e como pequenos conjuntos de hábitos, posturas e valores podem melhorar o bem-estar emocional, psicológico e físico.
A assistente social Juliete Vieira participou das oficinas e contou que foi uma experiência bastante positiva, além de apontar a necessidade de ações como esta que visam trabalhar questões da saúde mental dos servidores.
“Eu me senti bem, digamos que livre, porque muitas das vezes, parece que meu cérebro está no ‘360’, e aí no momento dessa técnica que foi feita, eu me senti muito mais aliviada, muito mais leve. É muito importante para todos nós, não só para usuários do serviço, mas para os servidores, porque trabalhamos com pessoas e para que a gente também possa ajudar, a gente também precisa estar bem”, contou a assistente social.
Durante o mês de janeiro, outras unidades também receberam os encontros de promoção ao autocuidado, oferecido pela Rede de Atenção Psicossocial e a Coordenação de PICS, como o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), o Hospital Geraldo da Rocha, o Centro de Atenção Psicossocial Silverio Tundis e a Maternidade Azilda Marreiro.
Fotos: Daniel Oliveira/ SES-AM