Ao todo, 54 pessoas participaram da capacitação promovida pela SES-AM, em parceria com a Semsa
O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo formou, nesta sexta-feira (25/11), 54 alunos da 2ª turma do Curso Informal de Cuidador de Idoso. O curso promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é preconizado pelo Ministério da Saúde para a promoção da saúde da pessoa idosa.
Ao todo, foram mais de 20 horas de aulas no auditório do Hospital Francisca Mendes, na zona Norte de Manaus. Os alunos receberam treinamento em temas voltados ao Envelhecimento; Política Nacional da Pessoa Idosa e Violência contra a Pessoa Idosa; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Assistência Social; Assistência Farmacêutica e Psicologia.
A secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital da SES-AM, Lais Moraes, representou o secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad, no evento e destacou os investimentos do Governo do Amazonas para promover a saúde da população idosa.
“Temos visto um comprometimento muito grande em fortalecer a Rede de Assistência, temos a revitalização dos centros especializados, os Caimis, além do serviço compartilhado através da Semsa, é um trabalho fundamental e parabenizo a todos que serão promotores da saúde dos idosos em suas casas e na comunidade”, disse.
A diretora do Caimi, Roberta Nascimento, enfatizou que o curso recebeu mais demanda do que era aguardado e foi necessário criar uma lista de reserva para quem tem interesse na capacitação.
“Tivemos uma expectativa de exceder as vagas porque recebemos uma demanda muito grande, hoje formamos 54 alunos nesta segunda turma. Temos cuidadores que são filhos, netos, sobrinhos dos nossos pacientes, pois a captação foi feita pelo grupo multidisciplinar e pela comunidade com a parceria das técnicas da Semsa”, enfatizou.
Capacitação
O objetivo do curso é orientar familiares e cuidadores de idosos, principalmente aqueles que têm algum problema de saúde, como as doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados ou em risco de perda de mobilidade.
É o caso da dona de casa Andrea Pereira de Oliveira, 44, que já colocou em prática o conhecimento adquirido nas aulas e aprimorou o cuidado com o pai de 67 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tem outras morbidades que demandam cuidados diários. Ela conta que o aprendizado tem enriquecido a atenção dedicada aos pais.
“Tivemos uma aula sobre o uso da muleta, que eu já cheguei em casa explicando ao meu pai que ele estava usando de forma errada e também tem a questão da paciência que eu preciso ter para lidar melhor com ele. Além do meu pai tem minha mãe que já idosa”, observou.
Já a dona de casa Ana Mary Ferreira da Costa, de 62 anos, decidiu fazer o curso para aplicar os conhecimentos a sua própria rotina. “Eu faço tratamento no Cami e vi a oportunidade de fazer o curso. O que eu estou aprendendo vai servir para mim mesma e posso passar para outras pessoas e isso é bom para o nosso crescimento”, ressaltou.
FOTOS: Divulgação/SES-AM