Ação celebra o Mês da Prematuridade, que tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros
O Instituto da Mulher Dona Lindu realizou, nesta sexta-feira (11/11), um ensaio fotográfico com o tema “Fábrica de Craques da Vida”, alusiva à Copa do Mundo de Futebol, com os recém-nascidos da unidade. A ação celebra o Mês da Prematuridade, que tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros e abordar a importância da prevenção e do cuidado.
Durante a sessão fotográfica os bebês foram fotografados caracterizados com roupas e acessórios nas cores da seleção brasileira de futebol. Participaram da sessão de fotos de recém-nascidos internados nas unidades neonatais da maternidade.
De acordo com a gerente de enfermagem do Instituto Dona Lindu, Gracimar Ferury, além das fotos dos recém-nascidos, a unidade preparou uma programação com diversas atividades para os pais e profissionais de saúde que atuam nas unidades de terapias intensivas neonatais (UTIN).
“Eles são craques da vida, e o Instituto está mobilizando a mãe, o pai, a família para fazerem-se presente com o tema que é garantir o contato pele a pele, a partir do nascimento dessa criança. A prematuridade conta com uma equipe multidisciplinar do Instituto da Mulher”, ressaltou.
A tarde do dia 17 de outubro ficou marcada na vida da dona de casa Ketlen Lima, de 27 anos. Foi o nascimento das gêmeas Kemberlly e Kiberlly Lima. Segundo Ketlen, foi um dos dias mais difíceis e mais felizes da sua vida, uma batalha pela vida das crianças que nasceram prematuras - condição que se caracteriza pelo parto antes das 37 semanas de gestação.
“Quando me levaram para a sala de cirurgia, foi um momento muito difícil, eu ia morrendo, tive que retirar o meu útero, fiquei com muito medo de deixar as minhas filhas só. Mas felizmente, eu estou com elas e sou muito grata. Toda a equipe me acolheu muito bem, desde os médicos, até as enfermeiras. Até hoje elas estão aqui nos dando todo o suporte”, emocionou-se.
Cuidados
Gracimar ainda destaca que este mês é dedicado para focar nas ações de prevenção, discutir melhorias do pré-natal e do parto a fim de diminuir a prematuridade. Entretanto, quando a prematuridade ocorre, a criança e a família precisam ser acolhidas nas suas necessidades.
“Precisamos empoderar essas mulheres a conhecerem o seu corpo e garantirem que no momento da chegada desse bebê, não seja uma criança prematura. Mas, contamos com profissionais capacitados e cheios de amor, para estarem ao lado dessas famílias em casos da chegada dos prematuros. Essa família vai aprender a organizar a sua vida”, disse.
Toda a ação contou com a autorização prévia dos pais que também participaram da sessão de fotos.
FOTOS Antônio Lima/ Secom