ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



FVS-RCP realiza diagnóstico situacional de doenças não transmissíveis em Parintins e Tefé

01/06/2022 16:37:35

Para realizar o diagnóstico situacional que monitora estratégias de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza até esta quarta-feira (01/06), visitas técnicas com equipes simultâneas nos municípios de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).

O diagnóstico situacional é realizado nos municípios para monitorar os programas coordenados pela Gerência de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Gvdnt) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.  Os programas que contam com a ação da gerência são: Programa Vida no Trânsito, Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), Academia da Saúde e demais ações relacionadas as Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as visitas técnicas fortalecem os programas da Gvdnt nos municípios. “Com o diagnóstico situacional, podemos identificar possíveis desafios e então intensificar cada programa. Nosso maior foco é atender com qualidade e compromisso os moradores desses municípios com os programas ofertados”, ressalta Tatyana.

“É por meio do Gvdnt que são realizadas esses tipos de ações para proporcionar o conhecimento do padrão de ocorrência, tendência e mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis”, afirma a gerente do programa, Tatiana Araújo.

Municípios - A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, destaca que o município está reforçando a notificação e indicadores dos programas do Savvis, além do Vida no Trânsito, e fortalecendo estratégias que serão utilizadas no Festival Folclórico de Parintins deste ano.

“O Savvis é um programa que trata das vítimas que sofrem violência sexual. Como uma forma de prevenção e visando a demanda que pode ocorrer com o festival folclórico, estamos conversando com a equipe do Savvis local para intensificar a vigilância e fiscalização”, explica Elaine.

Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Tefé, Maria Itelvina de Souza, afirma que a visita técnica ao município, foi uma oportunidade para o aprimoramento das ações na cidade. “Foi possível  identificarem os fluxos de atendimento da rede de saúde. Foi um um aprimorarmos desses conhecimentos nas ações de controle das doenças não transmissíveis em Tefé”, afirma.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP