A norma ISO 15189 tem como foco a satisfação no atendimento ao público, melhorando os processos analíticos
Em continuidade às capacitações dos colaboradores técnicos envolvidos no diagnóstico das doenças de Notificação Compulsória, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) encerra, nesta sexta-feira (29/04), a capacitação da terceira e quarta turmas do curso sobre a ISO 15189, usada para assegurar as boas práticas dentro dos laboratórios, no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade e na avaliação de competência.
O Lacen-AM integra a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que atua como Vigilância Laboratorial, nas doenças de notificação compulsória, análises de produtos e de água para o consumo humano.
A norma ISO 15189 tem como foco a satisfação no atendimento ao público, melhorando os processos analíticos. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a implementação do sistema de gestão da qualidade fortalece o Lacen-AM, visando a qualidade das análises realizadas.
“Os laboratórios de análises clínicas em todo o processo devem oferecer, ao paciente, atendimento apropriado, além de promover a excelência. No Lacen-AM, visamos aprimorar as boas práticas e o desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade”, ressalta Tatyana.
A gerente de qualidade do Lacen-AM, Marineide Souza, enfatiza que a continuação da capacitação é necessária, tendo em vista que o objetivo é capacitar todo o corpo técnico do laboratório.
“Assim como nas primeiras turmas, que receberam a capacitação ainda em abril, é importante promover a qualidade dos processos de análises clínicas e a segurança de colaboradores e pacientes, buscando a eficiência nos resultados laboratoriais realizados pelo Lacen-AM”, detalha Marineide.
ISO – A norma NBR ISO 15189:2015 Laboratórios clínicos – Requisitos de qualidade e competência, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pode ser utilizada por laboratórios clínicos no desenvolvimento dos seus sistemas de gestão da qualidade e na avaliação de sua própria competência.
Também pode ser utilizada para confirmação ou reconhecimento da competência de laboratórios clínicos por manter próprios clientes, autoridades regulamentadoras e organismos de acreditação.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
LEGENDA: Técnicos integram terceira e quarta turmas do curso sobre a ISO 15189, usada para assegurar as boas práticas dentro dos laboratórios
SONORA: Marineide Souza, gerente de qualidade do Lacen-AM
Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP): Maíra Pessoa Fragoso (3182-8523 e 98403-8627) e Girlene Medeiros (98103-6963).