Capacitação contou com a participação dos profissionais dos núcleos da capital e do interior do estado
Manter o monitoramento de desempenho das equipes de Vigilância Epidemiológica Hospitalar é o tema da segunda edição das capacitações mensais, realizada nesta quinta-feira (17/03), produzido pela Coordenação Estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).
A capacitação conta com a participação dos profissionais dos núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da capital e, por videoconferência, de municípios do interior do estado.
O evento visa fortalecer as equipes do Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar no estado do Amazonas. Nesta quinta, foram abordados: a importância da busca ativa laboratorial, quadro de paralisia flácida aguda, que é um dos sintomas da poliomielite e indicadores de desempenho de qualidade dos núcleos que compõem a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh).
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a realização das capacitações é fundamental para fortalecer os profissionais de saúde que atuam nos núcleos de vigilância hospitalar, capital e interior, promovendo atualização das equipes sobre as doenças monitoradas.
“É fundamental que os núcleos de vigilância hospitalar estejam sensíveis diante do perfil epidemiológico dos agravos para detectar oportunamente possíveis mudanças. O fortalecimento desses núcleos é uma estratégia que impacta diretamente no monitoramento dos pacientes internados e na promoção à saúde da população”, afirma Tatyana.
A coordenadora estadual do Renaveh, Andréia Santos, destaca que um dos assuntos abordados, para atualização das equipes de saúde, está relacionado às doenças de notificação compulsória. “Nessa capacitação, falamos, por exemplo, a importância da notificação de casos suspeitos de Paralisia Flácida Aguda por conta de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya”, enfatiza Andréia.
Apoiadora do Renaveh no Amazonas, pelo Ministério da Saúde, Fabiana Bianchet, acrescenta que os núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar estão em expansão na rede estadual com a inclusão de novas unidades, inclusive da rede privada de saúde.
“Nosso objetivo é que todas as unidades hospitalares, como Unidades de Pronto Atendimento e Serviços de Pronto Atendimento, tenham seu núcleo implantado e funcionando”, conclui Fabiana.
Renaveh – A Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) foi instituída pelo Ministério da Saúde, em julho de 2021, com o objetivo de fortalecer o monitoramento e o preparo para a vigilância de potenciais emergências em saúde pública no âmbito hospitalar. No Amazonas, são 79 núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
FOTOS: Natanael Maricaua/FVS-RCP
Legenda: Segunda edição da capacitação mensal dos Núcleos de Vigilância Hospitalar ocorreu nesta quinta-feira (17/03).
Sonoras: Andréia Santos, coordenadora estadual do Renaveh-AM | Fabiana Bianchet, Apoiadora do Renaveh-AM.
Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP): Maíra Pessoa Fragoso (3182-8523 e 98403-8627) e Girlene Medeiros (98103-6963).