Cursos contam presença de pesquisadores convidados da Universidade Estadual do Amazonas (UEA)
A Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), realiza nesta quinta-feira (10/03) um curso formativo do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) 2021-2022 para estudantes bolsistas.
Os cursos são presenciais, com professores e pesquisadores convidados da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) e pesquisadores da FVS-RCP. Os processos formativos vão contribuir no desenvolvimento qualificado do bolsista e na qualidade dos projetos de pesquisa científica na fundação.
A formação dos bolsistas é voltada para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades em Vigilância em Saúde. O curso é dividido em dois módulos que envolvem os seguintes assuntos: ética, bioética, metodologia do trabalho científico e plataforma Brasil, que é um sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os cursos ofertados são uma forma de estimular a pesquisa, ética e bioética com os alunos do Paic. “A bioética ajuda a compreender quais são os limites que devem ser considerados em pesquisas científicas e procedimentos médicos, fortalecendo a pesquisa científica aplicada à Vigilância em Saúde”, afirma Tatyana.
O coordenador do NEP/FVS-RCP, Timóteo Tadashi, destaca que a formação em ética e pesquisa é importante para o desenvolvimento das pesquisas que envolvem seres humanos e animais e que precisam do parecer do comitê de ética.
“Trouxemos professores da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), que são membros do comitê de ética em pesquisa da universidade, para palestrar para os bolsistas toda a importância da ética em pesquisa”, enfatiza Timóteo.
A estudante bolsista Pármenas Costa enfatizou que o curso é uma forma de expandir os conhecimentos como aluna, além de tirar dúvidas sobre as submissões e as pesquisas que já realizou.
“Hoje foi o primeiro módulo de ética e bioética, a gente aprendeu a submeter ao comitê de bioética e pesquisa na plataforma Brasil, a importância e quais os tipos de pesquisas devem ser submetidos, os tipos de protocolos, e isso é tudo muito importante”, conclui Pármenas.
Iniciação científica – O Paic desenvolvido na FVS-RCP é resultado de parceria interinstitucional com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Amazonas, interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em vigilância em saúde.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.
FOTOS: Jaqueline Vieira/FVS-RCP