São realizadas palestras, workshops, debates e eventos educativos para discutir temas relevantes para a categoria
Com o tema “Educação e inovação: a evolução do ensino, da assistência da enfermagem e valorização profissional por meio da tecnologia”, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, de 12 a 19 de maio, a 25ª Semana de Enfermagem da instituição.
A Semana da Enfermagem é um evento anual, que ocorre em diversos países para homenagear os profissionais da área e destacar sua importância no sistema de saúde.
“A enfermagem é o esteio do Sistema Único de Saúde (SUS) e da nossa gestão. São profissionais dedicados em cuidar do paciente e este evento valoriza os técnicos, auxiliares e enfermeiros, que são primordiais na saúde”, disse o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.
Programação
Durante a 25ª Semana da Enfermagem da FCecon, serão realizadas palestras, workshops, debates e eventos educativos para discutir temas relevantes para a enfermagem e promover o desenvolvimento profissional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
A chefe do Departamento de Enfermagem da FCecon, enfermeira Shirley Monteiro, afirma que a programação do evento foi pensada para discutir temas relevantes a fim de promover o desenvolvimento profissional da categoria e destacar a importância das tecnologias educacionais na prática diária.
“Além de debatermos as tecnologias educacionais, a Semana da Enfermagem é uma oportunidade para reconhecer e agradecer aos profissionais de enfermagem por seu compromisso e dedicação no cuidado aos pacientes”, disse Shirley Monteiro.
Temática
Nesta sexta-feira (12/05), palestras debateram a visão da mídia sobre o uso de tecnologias pela equipe de enfermagem oncológica perante à sociedade; estratégias de humanização; a valorização da equipe de enfermagem; e como as tecnologias contribuem na motivação da equipe.
Nos dias 15 a 19 de maio, a programação continua com palestras online e presencial. Os temas vão desde direitos e condições de trabalho na enfermagem à facilitação que as mídias sociais fornecem no ensino-aprendizagem.
Também serão realizadas palestras com assuntos técnicos, como bomba de infusão elastomérica, acessos venosos e equipamentos de sala de emergência, extravasamento de drogas antineoplásicas e laserterapia, e a ozonioterapia no tratamento de ferida oncológica.
Na área cultural, a Semana de Enfermagem tem apresentações musicais com profissionais da própria FCecon.
FOTOS: Ludmila Dias/FCecon