Nutricionista destaca que uma alimentação balanceada mantém o corpo energizado e fornece os nutrientes necessários para uma vida longa e saudável
A alimentação saudável é fundamental em todas as fases da vida, mas na terceira idade ela se torna ainda mais importante para garantir uma vida longa e saudável. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca que uma alimentação equilibrada não só fornece os nutrientes necessários para manter o corpo energizado e funcionando corretamente, mas também previne problemas de saúde comuns nessa fase da vida.
A nutricionista e gerontologista Maria Alice Albuquerque destaca a importância do acompanhamento nutricional personalizado para suprir as necessidades de cada indivíduo.
“O acompanhamento nutricional é o principal. Cada pessoa precisa de um acompanhamento nutricional exclusivo para saber o que supre as suas necessidades. Antes de passar quais alimentos o idoso deve comer, o nutricionista precisa analisar alguns fatores como, doenças pré-existentes, condição mental e peso” disse a profissional.
As alterações decorrentes do envelhecimento podem levar à perda de peso, o que não é adequado nessa fase da vida, a não ser em situações muito específicas. Além disso, idosos têm maior propensão à desnutrição e à desidratação, tornando a alimentação uma prioridade. Em caso de emagrecimento involuntário, é necessário procurar avaliação médica para afastar condições graves de saúde.
É importante salientar que a alimentação na terceira idade não deve ser relacionada ao sacrifício, a nutricionista explica sobre restrição para idosos.
“A restrição de alimentos nessa fase de vida somente deve ser feita sob orientação profissional. Cada idoso é um idoso, não adianta. Alguns ouvem nossos conselhos médicos bem e outros não, mas sempre procuramos atender cada um de acordo com que seus costumes, cultura e procurando adaptar ao que ele (paciente) pode estar usando na sua alimentação diária”, diz a nutricionista.
Como manter uma boa alimentação
A nutricionista destaca que a restrição de alimentos para idosos só deve ser feita sob orientação profissional, já que cada indivíduo é único e deve ter sua alimentação adaptada às suas necessidades e preferências. É possível incluir alimentos ricos em fibras, vitamina B12, cálcio e potássio, que podem auxiliar na prevenção de problemas de saúde comuns nessa fase.
As fibras, por exemplo, podem ser encontradas em verduras, legumes e alimentos integrais, sendo aliadas na prevenção da constipação intestinal. Já a vitamina B12 está presente em carnes, ovos, queijo e leites, sendo sua falta no organismo capaz de causar anemia e problemas no sistema nervoso.
O cálcio, por sua vez, pode ser encontrado em alimentos como amêndoas, tofu, brócolis e grão-de-bico, fortalecendo os ossos. O potássio atua na contração muscular e pode ser encontrado em leguminosas, batata inglesa e carnes, sendo importante para a manutenção da saúde em geral.
FOTOS: Douglas Santos/SES-AM