Sessão especial foi realizada nesta quinta-feira (04/05)
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), foi homenageada, nesta quinta-feira (04/05), pelos serviços prestados na área da saúde em favor da população amazonense, durante sessão especial, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus.
A solenidade foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (FRENDHAT), sob a vice-presidência do Deputado Estadual Delegado Péricles (PL), e tem como objetivo destacar personalidades e órgãos que atuam no enfrentamento da doença no estado.
Entre os homenageados, estão quatro integrantes da FVS-RCP: a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim; duas servidoras do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas (PECT-AM), Lara Bezerra e Maria Aparecida Fonseca; e o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), na ocasião representado pela Adriana Ayden Ferreira.
A diretora-presidente da FVS-RCP destaca o empenho no combate à doença. “Recebemos com muita gratidão as homenagens e entendemos que esse momento destaca, ainda mais, as ações que já são realizadas pela FVS em fortalecer a prevenção e controle da tuberculose no estado do Amazonas”, agradeceu Tatyana.
Lara Bezerra, do PECT-AM, também agradeceu a iniciativa. “É uma honra ter a oportunidade de dedicar minha vida profissional a uma causa tão nobre como esta, e poder contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida, principalmente, no fortalecimento da prevenção à doença”, destacou.
Outra homenageada do PECT-AM foi a técnica Maria Aparecida Fonseca. “Esse evento é um grande incentivo para que a gente venha se empenhar ainda mais. Quando você vê que o esforço é reconhecido, isso motiva para que venhamos fazer ainda mais para desenvolver um ótimo trabalho”, disse.
Representando o Lacen-AM na homenagem, à farmacêutica-bioquímica Adriana Ayden também agradeceu à homenagem. “É com muita gratidão expresso meu agradecimento. Essa homenagem é para todos nós do Lacen e da Vigilância pelos serviços prestados à saúde pública do estado no combate à tuberculose e enquanto referência regional da região norte no diagnóstico da tuberculose, nas micobactérias tuberculosis e não tuberculosas”, afirmou.
Prevenção
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Na FVS-RCP, o combate à doença é realizado de forma integrada composta, principalmente, pelo PECT-AM e pelo Lacen-AM.
FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP