Evento contou com palestra, orientações técnicas e realização de exercícios
Com o objetivo de fortalecer as equipes de saúde do Amazonas na preparação para agir rapidamente e de forma coordenada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizaram, nesta quinta-feira (04/05), um evento de simulação de resposta rápida à possível identificação de caso de poliomielite no estado.
A atividade estratégica ocorreu na FVS-RCP e contou com a presença de 16 municípios. A iniciativa visa estimular o debate técnico entre especialistas da área da saúde em cenários fictícios em que ocorrem a detecção de poliovírus que causa a poliomielite. Outro intuito da ação é avaliar o nível de resposta dos municípios.
Da rede estadual de saúde do Amazonas, pela SES-AM, participaram o Hospital e Pronto-Socorro da Criança - Zona Leste (HPSC - Zona Leste), HPSC - Zona Sul, Hospital Infantil Dr. Fajardo e Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam).
Pelas Secretarias Municipais de Saúde, além da capital Manaus, participaram o evento de simulação outros 15 municípios do estado que são: Novo Airão, Tabatinga, Manaquiri, Manacapuru, Silves, Itacoatiara, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Guajará, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Urucurituba.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o exercício simulado é um recurso útil, porque possibilita avaliar melhorias e apontar potencialidades nos planos de resposta rápida. “É preciso que se avance em estratégias de combate à poliomielite e, para isso, realizamos, com esses profissionais, a simulação de cenários distintos para instituir respostas rápidas”, destaca.
A enfermeira Diana Felícia, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, enfatiza que o simulado aborda cinco casos de identificação da poliomielite fictícia. “Nesses casos, as equipes abordam uma possível intervenção à poliomielite no Amazonas. Esse simulado é para prevenção e controle por parte das secretarias municipais de saúde”, ressalta.
Também participando do evento, a coordenação do Programa de Imunização e de Atenção Básica de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus) ressalta a parceria com a FVS-RCP.
“A Semsa de Benjamin Constant recebe atenção e isso nos permite executar as nossas ações, atendendo a região de Tríplice Fronteira e nossos irmãos estrangeiros que estão ali no nosso vínculo, adentrando nosso município diariamente”, disse a coordenadora de Imunização e Atenção Básica de Benjamin Constant, Sandy Graça.
Poliomielite
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP