Realizar atividades físicas é fundamental para manter o corpo saudável, reduzir estresse e prevenir doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Porém, antes de iniciar qualquer prática, é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança e individualidade de cada pessoa. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca a importância de passar por exames e avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.
O profissional de educação física Wiliams Ramos, que atua na Policlínica Codajás, unidade da SES-AM, explica quais os benefícios que a prática regular de exercícios físicos traz para o corpo e mente.
“A prática de atividades físicas proporciona diversos benefícios para a saúde física, mental e social. Como o fortalecimento dos músculos esqueléticos, melhora a flexibilidade e previne problemas na terceira idade. Além disso, exercícios físicos ajudam na perda de peso, redução do risco de doenças cardíacas, prevenção de diabetes e melhoria da pressão arterial. Na saúde mental, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, reduzindo a ansiedade, o estresse e podem ajudar no tratamento da depressão”, explica Williams.
O profissional explica que as principais recomendações para quem deseja começar a praticar exercícios físicos são passar por avaliações médicas, nutricional e física.
“Começar qualquer atividade física sem passar por uma avaliação médica antes pode ser prejudicial para a saúde, fazer exames antes de praticar atividades físicas pode ajudar a detectar doenças que colocam a saúde em risco. Consultar um nutricionista pode trazer benefícios como ganho de massa muscular, melhora do estado físico e combate à obesidade. Avaliações físicas são fundamentais para determinar o plano de treino adequado”, destacou.
Recomendações para exercícios
Existem diversas opções de atividades físicas que podem ser inseridas na rotina diária, tais como yoga, aeróbica, natação, bicicleta e corrida. Cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens, e é importante escolher a que melhor se adequa às suas necessidades e restrições.
A yoga, por exemplo, utiliza posturas corporais específicas para promover saúde e relaxamento, enquanto a aeróbica é uma atividade animada e motivadora para quem quer entrar em forma. A natação é uma excelente opção para aprimorar o condicionamento físico, com poucas chances de lesões.
A bicicleta é ideal para quem procura trabalhar a musculatura das pernas, glúteos, coxas e quadris, mas pode ser desconfortável para pessoas com problemas nos joelhos ou lombar. Por fim, a corrida é uma opção versátil que aprimora o condicionamento físico, mas deve ser evitada por pessoas com restrições ortopédicas e posturais.
Onde fazer avaliação e exames
A população pode ter acesso a avaliações e exames para realizar atividades físicas na rede pública de saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). É importante que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Além disso, pode ser solicitado exames complementares, como o eletrocardiograma e a ergometria, que são importantes para avaliar a capacidade cardiorrespiratória e o estado geral de saúde do indivíduo antes de começar a praticar atividades físicas.
FOTOS: Rudson Renan/ FAAR, Jimmy Christian/ SEAS e Thiago Correa/ UGPE