No dia Nacional da Nutrição, A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) realizou a exposição “Descasque mais, desembale menos” para mostrar aos pacientes da instituição o caminho da alimentação natural em contraste com uma alimentação pobre de nutrientes.
Para ilustrar as vantagens da alimentação saudável e as desvantagens da má alimentação, a exposição exibiu alimentos nutritivos que são de preparo fácil, e também os alimentos super processados, que também costumam ser escolhidos pela comodidade.
De acordo com a nutricionista clínica, Gracineide Pereira, a escolha comum das pessoas é pela praticidade, que geralmente está ligada ao consumo de alimentos ultraprocessados e que fazem mal à saúde. Essa é a pior decisão, pois afasta os indivíduos da saúde e do bem-estar", explicou.
“Nós temos dois caminhos, o caminho dos alimentos nocivos, com os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, refinados e o outro caminho que é o caminho do natural, que é o mais demorado, e que requer preparo, mas que é o mais saudável”, acrescentou.
A má alimentação está associada a uma série de doenças tais como a diabetes, obesidade, hipertensão, artrite, artrose, entre outras.
Para incentivar a escolha do caminho mais saudável, a exposição apresentou alimentos nutritivos que são de preparo fácil, como mingau de banana verde, bolo de milho e banana, sem açúcar e sem lactose; e os sucos naturais, além dos vegetais e orientações e dicas de preparos que podem surpreender.
Sugestão de Legenda1: Equipe de Nutrição do Hemoam atua na conscientização da alimentação saudável.
Sugestão de legenda2: Exposição esclarece as consequências dos alimentos ultraprocessados.
Fotos: Divulgação/Hemoam