Estudantes poderão concorrer com desenhos e poesias sobre prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças
Estão abertas, até a próxima quarta-feira (29), as inscrições do “1º Concurso Faça Bonito Amazonas”, iniciativa que busca promover a conscientização sobre a prevenção e combate à violência infantojuvenil. O concurso vai premiar estudantes da rede estadual de ensino, autores de desenhos e poesias sobre prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O "Faça Bonito" é uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e conta com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas).
O concurso, que integra a campanha "Faça Bonito", realizada em todo o país, tem como objetivo estimular a criação de desenhos e poesias por crianças e adolescentes da rede estadual de ensino. Nesta primeira edição, aborda o tema “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”. O edital está disponível em https://www.fvs.am.gov.br/faca_bonito.
De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, o concurso visa estimular o protagonismo dos alunos.
“Propor uma atividade que dê voz aos nossos estudantes é primordial para que haja conscientização sobre seus direitos. Dar a eles o protagonismo, demonstra o olhar carinhoso e o interesse que o Governo do Estado tem em proteger as crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual”, explicou.
Inscrição e premiação
Podem participar do concurso crianças e adolescentes alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual, sendo do 1º ao 5º ano na modalidade desenho e do 6º ao 9º ano na modalidade poesia. As inscrições devem ser realizadas até 29 de março, por formulário que deve ser preenchido pela equipe gestora da escola estadual.
A premiação será realizada por categoria. Os prêmios serão: um notebook (1º lugar), um celular (2º lugar), um tablet (3º lugar) para cada uma das categorias (desenho e poesia).
FOTOS: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto