A unidade da SES-AM realiza atendimento com uma equipe multiprofissional em seu setor de saúde mental
O Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER-IV), em parceria com o setor Saúde Mental, ambos da Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizaram nesta quinta-feira (23/03), uma palestra educativa para usuários e servidores com o tema “Autocuidado em Saúde Mental”, com o médico clínico especialista em psiquiatria da unidade, Edson dos Santos Silva.
O evento, que contou com a presença de usuários do SUS, familiares, acompanhantes e servidores, onde foram abordados temas como autocuidado, coragem, medos, auto aceitação, transformação pessoal, psicoterapia e hipnose, entre outros.
A dona de casa Maria Duarte, de 56 anos, que participou do evento, declarou que a palestra foi maravilhosa e ressaltou a importância de cuidar da saúde mental. “Eu achei muito bom, porque ele falou palavras necessárias e resumiu tudo em amor e isso me fez pensar como é importante cuidar da cabeça”, disse.
A ideia do evento surgiu a partir de uma conversa informal entre colegas do setor de saúde mental e psicoterapia, com o objetivo de levar mais conhecimento sobre autocuidado em saúde mental à comunidade e aos servidores da unidade de saúde.
O médico destacou que o autocuidado com a saúde mental é de suma importância, não somente para os servidores, que cuidam de pessoas e que é preciso a compreensão desta necessidade no dia-a-dia.
Esta saúde está relacionada à vida fora do trabalho, segundo o especialista. “Devemos nos cuidar no trabalho, na igreja, na família, em ambientes em geral. Se compreendermos a importância da saúde mental, logo procuramos ajuda quando for preciso. O bom é saber que existem pessoas que possam te ajudar, tanto no SUS, seja particular, familiares, amigos, para melhorar a qualidade de vida desta pessoa”, disse.
Durante a palestra, o médico ressaltou algumas dicas importantes para cuidar da saúde mental. Ele enfatizou a importância de fazer uma terapia e buscar atividades que sejam prazerosas, como um hobby ou atividade física. Em casos extremos de mal-estar, ele recomendou buscar apoio médico psiquiátrico e psicológico para obter ajuda profissional.
Atendimento em saúde mental
A Policlínica Codajás possui o setor Saúde Mental, que realiza atendimento com uma equipe multiprofissional, informa o diretor-geral, Ráiner Figueiredo. “Nossa equipe é formada por psicólogos, psiquiatras, neurologistas, equipe de enfermagem, serviço social.
O atendimento é feito a partir de agendamento via Sistema de Regulação, o Sisreg e atendemos o público adulto, que precisa de saúde humanizada para seguir as batalhas da vida”, declarou.
Fotos: Felipe Medeiros/ Policlínica Codajás.