ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Março Lilás: Policlínica José Lins promove atividades sobre saúde da mulher e combate à violência de gênero

23/03/2023 12:46:17

Atividades levaram informação sobre a terceira forma mais comum de tumor maligno entre as mulheres no Brasil


Em alusão ao Março Lilás, a Policlínica Dr. José Lins, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está promovendo uma série de atividades para conscientizar e informar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero e da saúde da mulher em geral. Além de palestras, orientações e distribuição de materiais informativos, a iniciativa também conta com o apoio do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (SAPEM), visando fortalecer a luta pelo fim da violência contra a mulher.

A ação foi promovida para usuários, pacientes presentes e servidoras, com atividades socioeducativas que possibilitaram a reflexão sobre a prevenção e na ajuda ao enfrentamento do câncer de colo do útero. A diretora da unidade, Rosana Maria do Nascimento, destacou a importância da campanha e a necessidade de abrir diálogos para a saúde da mulher de forma geral.

“Nesse mês de março estamos dando atenção especial na programação voltada à mulher, a gente trabalha duas linhas de campanha, março lilás prevenção e combate ao câncer de colo de útero, e trabalhando na problemática social que infelizmente é a violência doméstica, com abordagem ao público em geral e servidoras, é um trabalho de conscientização, motivação a mulher ao alto cuidado, acompanhamento a saúde. A mulher também deve denunciar em caso de violência”, disse.

Durante as atividades, também houve abordagem sobre a violência doméstica. As equipes da unidade, juntamente com o SAPEM, coordenaram a distribuição de materiais informativos que abordavam os diferentes tipos de violência e estratégias para combatê-la, além de apresentar a Rede de proteção à mulher, fundamental para que a mulher encontre suporte para romper com o ciclo da violência.

Uma das pacientes presentes, Maria Carvalho, expressou a importância dessas informações: "É muito importante ter acesso a essas informações. Conheço mulheres que sofrem violência doméstica e agora sei como denunciar. Eu não sabia que existia esse projeto que ajuda a mulher a ir à delegacia. É algo muito importante".

Câncer de colo de útero 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a terceira forma mais comum de tumor maligno entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e colorretal. Além disso, é a quarta causa de morte feminina. 

A principal causa da doença é a infecção persistente por certos tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Embora a infecção genital pelo vírus seja comum e geralmente não cause doença, em alguns casos, pode levar a alterações celulares que evoluem para o câncer.