Os atendimentos do ambulatório de fisioterapia estavam sendo realizados no espaço durante as obras de revitalização da unidade
O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), encerrou as atividades do ambulatório de fisioterapia no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, após sete meses de acolhimento no local. A mudança temporária ocorreu devido à revitalização do Caimi e com o término das obras, os pacientes poderão voltar a receber atendimento na própria unidade.
Durante o período em que esteve no centro de convivência, o ambulatório de fisioterapia atendeu diversos pacientes idosos, oferecendo tratamentos especializados e acompanhamento para a recuperação de lesões e dores musculares, além de atendimentos na área neurológica, gerontólogo e a reabilitação por meio do projeto Respirar. A diretora da unidade, Roberta Nascimento, destacou a importância do acolhimento, que possibilitou a continuidade do tratamento de muitos pacientes.
“Como a pessoa idosa trata doenças crônicas, a maioria são pacientes de fisioterapia permanente, então houve a necessidade de a gente não interromper o tratamento desses pacientes. As principais atividades realizadas ao longo desses meses foram as sessões de fisioterapia, tanto da analgesia quanto do tratamento paliativo. Além de tratamento profilático, hidroginástica e hidroterapia. O projeto Respirar do Caimi Doutor André Araújo foi para o Centro de Convivência e lá nós fizemos trabalho multidisciplinar com a equipe”, explicou a diretora.
O encerramento das atividades no Centro de Convivência foi marcado por um momento de confraternização entre pacientes, familiares e profissionais envolvidos no projeto. A programação contou com a temática do Março Lilás, mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, com as de fisioterapia e houve troca de mensagens de agradecimento e emoção por parte dos pacientes e profissionais, que destacaram a qualidade do atendimento oferecido durante todo o período de acolhimento.
Agora, com a volta à unidade de origem, o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade Dr. André Araújo se prepara para a reinauguração, que irá oferecer ainda mais qualidade e conforto aos pacientes atendidos. A previsão é que a unidade seja reaberta no mês de abril, com uma cerimônia que irá marcar a retomada das atividades no local.
FOTOS: Divulgação/ SES-AM