Pressão arterial convergente (PA diverencial < 20mmHg) Hipotensão arterial Extremidade frias Cianose Pulso rápido e fino Enchimento capilar lento > 2 segundos
Assegurar bom acesso venoso, de preferência em dois locais diferentes.
Iniciar hidratação venosa com solução isotô-nica (20ml/kg em até 20 minutos, tanto em adulto como em criança) imediatamente.
Se necessário, repetir o procedimento por até 3 vezes.
Avaliar hemoconcentração (aumento do hematócrito).
Reavaliação clínica (a cada 15-30 minutos) e hematócrito após 2h. Avaliar melhora do choque (normalização da PA, densidade e débito urinário, pulso e respiração).
Em caso de melhora clínica e laboratorial, tratar o paciente conforme descrito para a Conduta do Grupo C, em unidade com leito de internação e com capacidade de realizar hidratação venosa, sob supervisão médica, por um período mínimo de 24h.
Se a resposta for inadequada, avaliar hemo-concentração.
Hematócrito em ascensão e choque: após hidratação adequada, utilizar expansores coloide sintético - 10ml/kg/hora ou, na falta deste, fazer albumina: adulto 3ml/kg/hora, criança: 0,5g a 1g/kg/hora).
Hematócrito em queda e choque: iniciar cuidados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Hematócrito em queda e choque: paciente necessita de avaliação médica de imediato, para investigar ocorrências de hemorragias.
Na fase de observação do volume extravasado, investigar hiperhidratação (sinais de insuficiência cardíaca congestiva) e tratar com diuréticos, se necessário.
Na fase de observação do volume extravasado, investigar hiperhidratação (sinais de insuficiência cardíaca congestiva) e tratar com diuréticos, se necessário.
A persistência da velocidade e dos volumes de infusão líquida, de 12 a 24 horas após reversão do choque, pode levar ao agravamento do quadro de hipervolemia.
Observar a presença de acidose metabólica e corrigí-la, para evitar a coagulação intravascular disseminada.
Corrigir hiponatremia e hipocalemia
Atenção
Crianças do grupo C e D podem apresentar edema subcutâneo generalizado e derrames cavitários pela perda capilar, o que não significa, em princípio, hiper-hidratação e que pode aumentar após hidratação satisfatória.