Dor abdominal intensa e contínua Vômitos persistente Hipotensão postural e/ou lipotímia Sonolência e/ou irritabilidade Hepatomegalia dolorosa Hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena) Diminuição da diurese Diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia Desconforto respiratório Aumento repentino do hematócrito Queda abrupta das plauqetas
Fase de expansão com soro fisiológico ou Ringer Lactato: 20ml/kg/h (adutlo/criança), podendo ser repetida até 3 vezes. Reavaliação clínica de hora em hora e hematócrito após 2h. Melhora clínica e laboratorial: iniciar a fase de hidratação venosa de manutenção: Aulto - 25ml/kg, de 6h em 6h (de acordo com a melhora, pode-se estabelecer frequência de 8h em 8h e até 12h em 12h). Criança - necessidade de hidratação diária (NHD) + perdas (regras de Holliday-Seagar). Avaliar após cada etapa de hidratação. Paciente sem melhora clínica/laboratorial, tratar com Grupo D - Vermelho.
Atenção
De acordo com as condições clínicas do paciente e caso a unidade de saúde não apresente o padrão necessário para atendimento, transferir o paciente com hidratação venosa vigorosa, de imediato, para uma unidade de saúde com leito de internação e capacidade de monitoramento e supervisão médica contínua.